Desperdício de alimentos e ensino técnico são destaques do fim de semana da TV Senado

Da Redação | 22/04/2016, 12h56

O desperdício de alimentos discutido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e os impactos do ensino técnico profissionalizante no desenvolvimento econômico do Brasil são alguns dos destaques da programação da TV Senado neste final de semana de 23 e 24 de abril. O programa Em Discussão! , que vai ao ar no sábado (23) às 23h30 e tem reprises no domingo, aborda audiência pública ocorrida na CRA e que debateu as mais de 26 milhões de toneladas de alimentos que o país joga no lixo anualmente. Já no programa Agenda Econômica uma entrevista com o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, aborda a importância e impactos do ensino técnico profissionalizante na economia brasileira. A TV Senado tem destaques também na área cultural, com  os programas Conversa de Músico e Espaço Cultural e na interlocução com outras casas parlamentares, por meio do programa Parlamento Brasil. Confira na tabela abaixo.

Em Discussão!

Desperdício de alimentos

O Brasil joga 26 milhões de toneladas de alimentos no lixo todos os anos. Esse dado alarmante foi exposto durante a audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que discutiu a cultura do desperdício e a necessidade de reeducação alimentar da população brasileira, e avaliou as perdas que acontecem da produção à distribuição do alimento.

sábado, às 23h30
domingo, às 9h e 16h30

Agenda Econômica

Educação e desenvolvimento econômico

Segundo o censo educacional 2015 do MEC, 20% dos estudantes do ensino médio estão matriculados em algum curso profissionalizante. Desde 2002 foram criadas 282 escolas técnicas federais, número ainda insuficiente para atender toda a demanda do mercado de trabalho no país. O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, analisa esses dados e comenta a relação entre educação e o desenvolvimento econômico.

domingo, às 13h e 23h

Parlamento Brasil

As expectativas de Mato Grosso para a passagem da tocha olímpica. Os resultados do Programa Educacional de Resistência às Drogas em Araraquara, São Paulo. Projeto em discussão na Câmara prevê novos benefícios para os idosos. Senado debate a política nacional de combate às drogas. E uma reportagem especial da TV Assembleia de Santa Catarina sobre a fosfoetanolamina, o medicamento conhecido como a "pílula do câncer".

sábado, às 13h30
domingo, às 19h30

Alô Senado

Otto Alencar fala sobre as condições da rodovia BA-084; Garibaldi Alves Filho opina sobre os salários dos vereadores; Ana Amélia comenta o fundo de investimentos voltado para produtores rurais; Roberto Requião fala sobre a crise econômica; Marta Suplicy comenta os problemas sociais na cidade de São Paulo; e Telmário Mota fala sobre o serviço público de educação em comunidades indígenas.

sábado, às 12h e 17h30
domingo, às 8h15 e 15h30

Espaço Cultural

Leci Brandão e Tantinho da Mangueira - O Século do Samba

Para encerrar o projeto O Século do Samba, Leci Brandão e Tantinho da Mangueira trazem o repertório tradicional de partido-alto. Além de refrãos tradicionais, eles improvisam em cima de partidos estilizados, de composição mais recente. Os dois mangueirenses ilustres cantarão também sambas em homenagem à Mangueira.

sábado, às 20h30
domingo, às 14h30

Conversa de Músico

Alma Brasileira

A Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência de Lígia Amadio, continua a apresentar obras de compositores brasileiros. No repertório, Francisco Mignone, Glauco Velásquez, Oscar Lorenzo Fernandez, Luciano Gallet e Francisco Braga. Participam o Coral Brasil Ensemble, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a soprano Claudia Riccitelli.

domingo, às 5h, 10h, 18h e à meia-noite
domingo, às 9h e 16h30

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)