Comissão analisa indicações de embaixadores para Mauritânia, Timor-Leste e África do Sul

Soraya Mendanha | 12/04/2016, 08h22

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina, na quinta-feira (14), às 10h, os diplomatas Leonardo Carvalho Monteiro, Aldemo Serafim Garcia Júnior e Nedilson Ricardo Jorge. Eles foram indicados, respectivamente, para os cargos de embaixador do Brasil na Mauritânia, no Timor-Leste e na África do Sul.

Formado em Letras pela Universidade Mackenzie-SP, Leonardo Carvalho serviu nas embaixadas em Copenhague, Wellington e Varsóvia e atuou como cônsul-geral adjunto no Consulado Geral em Ciudad del Este, Barcelona e Paris. Em Jacarta, desempenhava, desde 2014, a função de ministro-conselheiro e encarregado de negócios.

O Brasil exporta para a Mauritânia principalmente açúcares e carnes e compra peles e máquinas elétricas. Segundo o Itamaraty, há potencial para a expansão das relações econômicas. O fluxo comercial bilateral cresceu cerca de 400% desde 2003, sendo que o Brasil tem amplo superavit.

Aldemo Serafim Júnior é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e exerceu funções no Ministério da Cultura, como secretário-executivo da Comissão Organizadora do Centenário do Presidente Juscelino Kubitschek, e no Ministério das Comunicações, como chefe da Assessoria Internacional do gabinete do ministro. Foi Encarregado de Negócios nas embaixadas em Argel e em Lomé, tendo exercido funções também na delegação junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.

O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o Timor-Leste por ocasião de sua independência, em 2002. O relacionamento bilateral caracteriza-se por vínculos culturais, decorrentes da herança lusófona comum. Trata-se do único país da Ásia e Oceania a adotar a língua portuguesa como idioma oficial e integrar a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O indicado para a África do Sul e, cumulativamente, para o Reino de Lesoto e a República de Maurício, Nedilson Ricardo Jorge exerceu, entre outros, os cargos de conselheiro e ministro-conselheiro na embaixada em Buenos Aires, além de chefiar a delegação brasileira na VI Reunião do Grupo de Trabalho de Serviços da Aliança de Livre Comércio das Américas (Alca) em 1998.

A África do Sul tem três capitais: Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa), e Bloemfontein (judiciária). Desde o final do apartheid, Brasília e Pretória vêm aprofundando a cooperação bilateral em áreas relevantes, com destaque para parcerias em setores estratégicos, como defesa e ciência e tecnologia, bem como para a troca de experiências nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento social.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)