Regina Sousa defende campanha permanente por mais mulheres na política

Da Redação | 31/03/2016, 13h46

A senadora Regina Sousa (PT-PI) defendeu que a campanha Mulher na Política, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja permanente. Ela discursou na sessão solene do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (31), em que foi lançada a campanha.

Para a senadora, a cota de 30% de candidatas mulheres estabelecida para os partidos foi uma conquista, mas não teve o efeito esperado. Isso porque, como explicou, os homens procuram mulheres para preencher a cota apenas com o interesse na candidatura deles próprios.

— O nosso problema está nos nossos partidos. A gente ouve uma frase que agride o ouvido e que não queremos mais ouvir: 'Bota seu nome só para constar'. Nós não queremos constar, nós queremos ser protagonistas no processo — afirmou.

Ela citou o exemplo de outra frase que os políticos dizem para consolar as mulheres: “Só há uma deputada, mas vale por dez”.

— Nós não queremos valer por dez. Nós queremos cada uma valendo por uma — afirmou Regina, que defendeu a cota para mulheres na política como um instrumento de igualdade onde há desigualdade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)