Deputadas dizem que participação das mulheres na política deve ser esforço de todos

Da Redação | 31/03/2016, 15h05

Durante a sessão do Congresso destinada ao lançamento da campanha institucional Mulher na Política, as deputadas Raquel Muniz (PSC-MG) e Jô Moraes (PCdoB-MG), disseram que o mundo precisa mudar e que a luta por mais poder para as mulheres deve ser contínua, com o esforço de todos.

Raquel Muniz lembrou que, mesmo em Hollywood, onde a presença feminina remonta há tanto tempo, as mulheres não passam de uma participação de 30% nas atividades da indústria do cinema, o que ela interpreta como mais “um sinal de que o mundo precisa mudar”. A deputada disse que a luta para aumentar a participação da mulher na política brasileira avançará e começar a aparecer em todo o país a partir deste ano.

A deputada Jô Moraes aproveitou para lembrar que há 52 anos o Brasil mergulhava numa ditadura que causou grande sofrimento à sociedade. Em sua opinião, o momento serve para assinalar que a estabilidade democrática é um valor fundamental para assegurar a presença da mulher na política.

— O problema da democracia para as mulheres é um componente fundamental. Nunca se viu mulheres conquistarem direitos em períodos autoritários. Nunca se viu mulheres chegarem a algum espaço político em períodos autoritários — disse ainda Jô Moraes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)