Senado aprova indicação de novo embaixador do Brasil na Ucrânia

Da Redação | 29/03/2016, 18h50

O Senado aprovou nesta terça-feira (29), em Plenário, a indicação de Oswaldo Biato Junior para a embaixada do Brasil na Ucrânia. O embaixador, que teve a indicação aprovada por 47 votos a dois, também representará o Brasil na embaixada na Moldávia, país da Europa oriental que faz fronteira com a Ucrânia e com a Romênia.

Durante a sabatina, feita no dia 17 de março na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o embaixador afirmou que está em negociação uma parceria entre uma empresa ucraniana de produção de insulina e a Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos) para a criação de uma fábrica no Brasil. Para ele, a cooperação na área de saúde deverá ser um dos novos focos do relacionamento bilateral, depois que o governo brasileiro optou por romper o acordo de cooperação espacial que mantinha com a Ucrânia

Currículo

Oswaldo Biato Junior ingressou na carreira diplomática em 1981. Durante a carreira no Ministério das Relações Exteriores, serviu em várias embaixadas pelo mundo e ocupou funções como subchefe da Divisão de Transportes, Comunicações e Serviços; chefe da Divisão da Ásia e Oceania I; ministro-conselheiro na Embaixadas do Brasil na China e na Rússia, embaixador no Casaquistão; e diretor do Departamento da Europa no âmbito do ministério.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)