Plenário aprova novo embaixador do Brasil na Costa Rica

Da Redação | 23/03/2016, 15h00

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Fernando Jacques de Magalhães Pimenta para representar o Brasil na Costa Rica. A indicação do Planalto segue agora para promulgação.

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na semana passada. Na sua exposição, Magalhães Pimenta — cuja indicação teve como relator Cristovam Buarque (PPS-DF) — defendeu maior presença de empresas brasileiras na Costa Rica, que tem demonstrado interesse em desenvolver setores como biocombustíveis e agroindústria. Ele informou que nos últimos anos a Costa Rica transformou-se em país exportador de produtos industriais de alto valor agregado.

Os parlamentares ressaltaram a tradição pacifista do país centro-americano, assim como o seu desenvolvimento educacional, a solidez de sua democracia e o seu crescimento econômico.

Perfil

Magalhães Pimenta nasceu no Rio de Janeiro, em 1952. Formado em Direito, em 1974, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tornou-se Mestre em Ciência Política pela Universidade George Washington (Washington-DC/EUA), onde defendeu tese sobre o Tratado de Cooperação Amazônica, em 1983.

Ele ingressou no Itamaraty em 1974. Foi promovido a segundo secretário em 1978, a primeiro secretário em 1981, a Conselheiro em 1988, a ministro de Segunda classe em 1997 e a ministro de Primeira Classe em 2006, sempre por merecimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)