Congresso fará debates no Dia Mundial da Água

Da Redação | 21/03/2016, 20h20

O Senado e a Câmara dos Deputados promovem nesta terça-feira (22) a mesa de debates “Integração terra-água: da teoria à prática”. O evento, em comemoração ao Dia Mundial da Água, é realizado por meio dos programas EcoCâmara e Senado Verde e da Frente Parlamentar Ambientalista. Está marcado para o Plenário 5 das Comissões, no Anexo II da Câmara, a partir das 10h.

As palestras serão abertas e dirigidas aos públicos interno e externo. Não é necessário fazer inscrição. A primeira, "Ecologizar a Gestão das Águas", será a do secretário-geral substituto da Agência Nacional de Águas (ANA), Maurício Ribeiro. A segunda, "Projeto Conservador das Águas", do secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Extrema (MG), Paulo Pereira.

A mesa faz parte do Calendário Mês das Águas, que envolve outros 27 eventos promovidos por órgãos públicos e organizações da sociedade em todo o Distrito Federal. Entre eles, a Universidade de Brasília (UnB), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a organização não governamental WWF.

Brasil

O 22 de março foi instituído como o Dia Mundial da Água em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil concentra 12% de toda a água doce do planeta. Tem o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea, o aquífero Guarani.

Mas o recurso está mal distribuído. Cerca de 70% da água doce do país está na Amazônia, onde vive 7% da população brasileira.

Com informações da Agência Câmara e da TV Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)