Comissão de Mudanças Climáticas elege presidente e relator

Da Redação | 16/03/2016, 18h32

No reinício de seus trabalhos, nesta quarta-feira (16), a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) como presidente e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) como vice-presidente. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), presidente anterior, passa a ser o relator do colegiado.

Para Daniel Vilela, a comissão tem o dever de cobrar e fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, firmado na COP-21, no fim do ano passado.

— Com a aprovação do Acordo de Paris, as perspectivas são positivas com relação ao alcance das metas para frear o aquecimento global.

Segundo Fernando Bezerra, o passo dado em Paris foi muito importante, mas a implementação das metas acordadas vai exigir cobrança e acompanhamento efetivo de todos os países. Ele deve apresentar um plano de trabalho para a comissão na próxima semana.

— Acredito que devemos focar mais e mais nas energias renováveis, procurando ampliar a ambição brasileira nessa área. O Brasil já tem uma experiência fantástica na área de energia elétrica, e agora temos que nos dedicar à produção de energia solar — afirmou.

O senador disse que é preciso reduzir as emissões, sobretudo, na área da mobilidade urbana no Brasil.

— O país produz muito CO2 em função do modal de transporte adotado, que é muito focado em caminhões, veículos pesados. Poderíamos usar outros modais, como o hidroviário. O desafio desta comissão é aperfeiçoar políticas públicas que possam garantir a sustentabilidade do nosso país e do nosso planeta.

Audiência pública

Também foi aprovada sugestão de Fernando Bezerra para realização de audiência pública sobre o planejamento político e estratégico para o uso de energia renovável em escala por companhias de serviços públicos.

O debate deve ter a participação de David Mooney, diretor do Centro de Análise Estratégica de Energia do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)