Dia da Síndrome de Down: Senado oferece oficinas de capacitação

Da Redação | 14/03/2016, 18h29

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) promove, entre os dias 21 a 23 de março, o seminário 21 Horas pela Inclusão. A programação terá três dias de atividades sobre educação inclusiva, acessibilidade, comunicação, comportamento, entre outras.

A abertura do evento, que tem o apoio da Embaixada do Reino Unido, será no dia 21 — quando é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down —, às 14h, no auditório Petrônio Portella. O seminário terá a participação do senador Romário (PSB-RJ); do embaixador do Reino Unido, Alex Ellis; e do grupo musical Surdodum.

Entre os eventos programados está o lançamento do livro “O Mundo de Ivy: 11 anos de uma Downzinha muito feliz”, autobiografia que conta de forma divertida e sob o ponto de vista de uma criança como é ter síndrome de Down.

— Este é o segundo ano consecutivo que promovemos este evento no Senado dedicado às pessoas com síndrome de Down. É importante que levantemos a questão da deficiência para que a sociedade esteja cada vez mais consciente em relação às necessidades dessas pessoas e se prepare para recebê-las com a dignidade e a igualdade que elas merecem - afirma o senador Romário, presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado.

Oficinas

Nos dias 22 e 23 de março, serão oferecidas gratuitamente oficinas com profissionais de diversas especialidades relacionadas a temas ligados à deficiência. Os cursos serão realizados pela manhã, das 9h ao meio-dia, e à tarde, das 14h às 17h. Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.interlegis.leg.br/eventos. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone (61) 3303-2744. As vagas são limitadas.

O Dia Internacional da síndrome de Down foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. A data, 21 de março,  é uma referência à trissomia do cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA do indivíduo e resulta nas características físicas e cognitivas peculiares das pessoas com síndrome de Down.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)