Aloysio Nunes Ferreira: brasileiro quer honestidade na vida pública e o fim do governo Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2016, 17h56

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou que os cartazes carregados pelos manifestantes que foram às ruas neste domingo em várias cidades do país deixam claro que o brasileiro deseja honestidade na vida pública e o fim do governo Dilma Rousseff.

O impeachment é a saída para este objetivo político, defendeu o senador. Em sua avaliação, a presidente não tem condições de permanecer no cargo até 2018 porque seu governo está sem propostas e sem força política para levar o país à superação de problemas graves, como a recessão e o aumento da inflação e do desemprego.

Aloysio Nunes Ferreira, que participou das manifestações, também analisou outras possíveis saídas para o impasse político vivido pelo país, como a realização de novas eleições, a renúncia da presidente e a adoção do parlamentarismo e concluiu que nenhuma delas está nas mãos do poder político.

- O que está ao nosso alcance,  ao alcance da política, é a votação do impeachment.  A decisão do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Uma decisão que evidentemente tem que ser precedida por uma articulação política envolvendo algumas das forças políticas que dão sustentação ao governo Dilma, me refiro especificamente ao PMDB,  e de outras forças políticas que possam se somar a um projeto de governo de transição  para levar o país até 2018 - explicou o senador.

Na opinião de Aloysio Nunes, o parlamentarismo aprimoraria o sistema político brasileiro e evitaria crises políticas como a atual, mas não é uma solução para agora, já que a implantação do novo sistema exigiria outras mudanças, como uma nova  forma de organização dos partidos e das eleições.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)