Rose de Freitas cita acordo pelo Rio Doce como exemplo para o país

Da Redação | 02/03/2016, 21h09

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) relatou nesta quarta-feira (2) que participou da reunião em que o governo federal firmou com a mineradora Samarco um acordo para recuperação do Rio Doce. Para Rose, o acordo, que envolve vários órgãos públicos e também a população local, é um exemplo de compromisso que deveria ser observado por todo o país.

- Imagino se isso fosse possível em todas as outras áreas, se pudéssemos construir essa mesa do entendimento e da boa vontade. A política do “quanto pior, melhor” não ajuda ninguém. Ajuda, sim, na destruição dos elementos que poderiam nortear uma política que melhorasse a condição do Brasil – disse.

O Rio Doce atravessa os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e deságua no Oceano Atlântico. Em novembro de 2015, uma barragem de rejeitos de mineração, de propriedade da Samarco, se rompeu, liberando uma avalanche de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG), matando 17 pessoas. O desastre contaminou as águas do rio, trazendo danos à fauna e à flora locais.

Segundo a senadora, o acordo firmado envolveu o Ministério do Meio Ambiente, a Advocacia-Geral da União (AGU), os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, autoridades de comitês de bacias hidrográficas e representantes da sociedade civil. Ele prevê obras com prazos e ações bem definidos e fiscalização.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: