Acir Gurgacz defende maior participação das mulheres na política

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/02/2016, 16h10

Depois da conquista do direito ao voto, ocorrida há 84 anos, já passou da hora de as mulheres terem maior participação na política, advertiu o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Gurgacz citou algumas leis nesse sentido, como a que reserva às mulheres o mínimo de 30% das candidaturas de cada partido nas eleições proporcionais.

Segundo ele, outra lei importante é a que destina o dinheiro do fundo partidário às ações de promoção e difusão da participação política das mulheres.

Para Acir Gurgacz, no entanto, de nada adianta haver leis se elas não forem cumpridas. Por isso, ele cobrou fiscalização e, além disso, que os partidos estejam mesmo dispostos a aumentar a participação feminina.

Só assim, acredita o senador, os parlamentos no país terão em sua composição mais mulheres e não apenas como ocorre hoje, em que o índice médio de participação feminina é de 10%.

— As mulheres já são maioria nas universidades e estão conquistando cada vez mais o mercado de trabalho. Mais de 30% das famílias são chefiadas por mulheres e elas são 43% da população economicamente ativa no país. No entanto, ainda são minoria na política e nos cargos de comando. Essa realidade provoca a reflexão de que não basta ter mulheres no poder. É preciso ter compromisso com as demandas desse segmento — disse.

Acir Gurgacz afirmou que o PDT, partido do qual é líder no Senado, capacita mulheres em todo o país para o processo político eleitoral. E isso, segundo ele, fez com que praticamente dobrasse o número de mulheres pedetistas eleitas vereadoras na última eleição, em algumas regiões.

Além disso, observou-se o aumento da representação feminina nas Assembleias Legislativas, disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)