Temos que vencer "guerra" contra o Aedes Aegypti, afirma Fátima Bezerra

Da Redação | 25/02/2016, 16h38

A senador Fátima Bezerra (25) destacou em Plenário, nesta quinta-feira (25), a importância da união entre o poder público e a sociedade na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da Zika, dengue e chicungunha. Durante a sessão que debateu a atual epidemia da Zika, ela observou que esse enfrentamento é necessário no momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já decretou situação de emergência na saúde pública mundial.

— Essa guerra contra o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya nós temos que vencer. E essa é uma guerra que não pode ter aqui conotação partidária de maneira alguma. Essa é uma guerra à qual todos temos que nos unir, Governo Federal, governos estaduais, governos municipais, com a participação decisiva da sociedade.

A senadora elogiou as campanhas de conscientização organizadas pelo governo federal, com mobilização de outros níveis de governo, efetivos das Forças Armadas e agentes de saúde. Destacou, inclusive, o protagonismo assumido pela presidente Dilma Rousseff, pessoalmente envolvida nas campanhas.

— Agora, não adianta se a sociedade não aderir, de corpo e alma, essa luta. A sociedade tem que estar convencida disso — frisou.

A senadora também citou experiências positivas para o controle da proliferação do Aedes aegypti, como um aplicativo criado pelo professor Ricardo Valentim (RN), que facilita a denúncia de casos suspeitos de doenças transmissíveis pelo mosquito, assim como de focos do mosquito em prédios e abandonados e terrenos malcuidados, com anexação de fotos e vídeos. Também citou sistema de armadilhas (ovitrampas) que tem sido usado em bairros de Natal, que permite detectar regiões com maior concentração do Aedes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)