Renan quer colaboração da Câmara para votar projetos urgentes e de interesse do país

Da Redação | 25/02/2016, 11h45

O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou nesta quinta-feira (25) que pretende ir até o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a fim de fazer um apelo para que os deputados votem as propostas consideradas mais relevantes e urgentes para o país nos próximos meses.

Renan vem fazendo sucessivas reuniões com líderes partidários com a intenção de construir uma pauta com cronograma de votações até o fim do ano.

— Vou procurar o presidente da Câmara e fazer um apelo para que ele dedique a essa agenda expressa de interesse do Brasil. Não sei se vamos conseguir, mas, se conseguirmos, poderemos ter uma comissão bicameral que encaminhe as matérias que estão andando na Câmara e no Senado — avaliou.

Segundo o presidente, muitos desses temas dividem opiniões, mas o Congresso precisa deliberar, seja para aprovar ou rejeitar, pois a sociedade cobra uma posição do Legislativo. Conforme o senador, a agenda será anunciada na semana que vem.

— Vamos ter 20 semanas no primeiro semestre, o mês de novembro [depois das eleições municipais] de total dedicação e o início de dezembro. O país não pode esperar, a sociedade cobra soluções ágeis e o Congresso não pode esconder a cabeça debaixo do tapete — afirmou.

Delcídio

Indagado sobre a saída do senador Ataídes Oliveira (PSDB-GO) da relatoria do processo contra Delcídio do Amaral (PT-MS), o presidente disse que o Conselho de Ética do Senado é autônomo e independente.

— A lógica que o Conselho vai estabelecer é ver como que o processo político leva em conta o que acontece em âmbito judicial. O Conselho não tem como inverter: fazer logo um julgamento político sem saber o que acontece com o processo judicial. É preciso conectar as coisas — avaliou.

A reunião para definir o novo relator está marcada para a tarde da próxima quarta-feira (2). A defesa de Delcídio alegou que Ataídes integra o Bloco Parlamentar da Oposição, do qual também faz parte um dos apoiadores da representação apresentada ao Conselho de Ética, Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)