Renan defende a elaboração de pauta consensual

Da Redação | 25/02/2016, 17h10

O presidente do Senado, Renan Calheiros, comunicou nesta quinta-feira (25) que dará continuidade às visitas às lideranças partidárias para recolher sugestões que favoreçam a formulação de uma pauta consensual de votações.

O esforço, disse Renan, é para que não haja um acordo de mérito em relação às matérias a serem sugeridas pelos partidos, mas um acordo de procedimento, para que as propostas possam ser discutidas “o tempo que for necessário, sem precipitar uma deliberação”.

Renan comunicou ainda que entrará em contato com as lideranças da Comissão do Pacto Federativo e de outras comissões permanentes do Senado. E defendeu a elaboração de uma “pauta mínima expressa que possa andar com velocidade, tanto aqui no Senado quanto na Câmara”.

— O Brasil cobra muito que façamos isso. Nós temos aí um horizonte complexo, nós continuamos a ter na sociedade muita preocupação com o que vai acontecer do ponto de vista econômico, social e político. E é fundamental que cada um de nós faça a sua parte, cumpra o seu papel. E eu quero, pela circunstância de estar aqui na presidência do Senado Federal, ser um instrumento para que isso efetivamente aconteça — afirmou.

Ao saudar a fala de Renan, o senador Blairo Maggi (PR-MT) defendeu o embate sobre temas polêmicos, e lembrou que o Senado convive hoje com discursos estatizantes e liberais.

— Temos que expor o nosso ponto de vista e não fugir. Eu me sentiria muito mais senador e político fazendo embates e provocações. Temos que expor o nosso ponto de vista e não fugir. Quem vencer segue, e quem não vencer que respeite a maioria — afirmou, referindo-se à aprovação, ocorrida na quarta (24), do projeto de lei que desobriga a Petrobras a participar com pelo menos 30% em todas as operações de exploração da camada pré-sal. O projeto foi encaminhado à Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)