Reguffe defende projeto que reduz defasagem na tabela do Imposto de Renda

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/02/2016, 19h01

O senador Reguffe (sem partido-DF) voltou a defender a aprovação de projeto que busca reduzir a defasagem na tabela do Imposto de Renda. O projeto estabelece correção anual da tabela pela inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 1%. Essa porcentagem excedente seria para diminuir gradualmente a defasagem.

O senador lembrou que, até agora, o governo não tomou nenhuma providência para corrigir os limites de isenção da tabela do imposto em 2016. Para ele, o fato de o governo não reajustar a tabela significa uma estratégia para aumentar impostos sem que o contribuinte perceba.

- Isso é uma forma matreira do governo de aumentar a carga tributária de uma forma bem disfarçada, sem precisar aumentar imposto. Vai levando com a barriga, não reajusta os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda e faz a população e o contribuinte pagar mais impostos do que já está pagando. Isso não é correto - afirmou o senador.

O senador lembrou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2015, foi de 10,67%. Além disso, nos últimos 20 anos, a defasagem na correção da tabela é de 72,2%. Se não houvesse essa defasagem, segundo Reguffe, só pagaria imposto quem ganha acima R$ 3.250,38.  Hoje, só são isentos os que ganham até R$ 1903,98.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: