Comissão de Relações Exteriores vai debater crise na Venezuela

Da Redação | 24/02/2016, 10h17

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) fará audiência pública na quinta-feira (25), às 10h, para debater a situação política e econômica da Venezuela. O pedido foi feito pelo presidente do colegiado, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

O deputado venezuelano Luis Florido, que é presidente da Comissão de Política Exterior, Soberania e Integração da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela, foi convidado para o debate. Aloysio acredita que o parlamentar contribuirá para os esforços que o Brasil deve fazer para que “a crise política e econômica naquele país seja superada da melhor maneira possível”.

O Banco Central da Venezuela divulgou, no último dia 18, que a inflação acumulada de 2015 ficou em 180,9% e que a economia encolheu 5,7%. A redução do preço do petróleo — que influenciou a importação e a produção interna do produto — e a crise de abastecimento de itens básicos como alimentação foram apontadas pelo governo venezuelano como as causas dos resultados ruins.

Já no campo político, protestos marcaram as eleições e o pós-eleições de Nicolás Maduro, que assumiu a presidência da Venezuela após a morte do então presidente Hugo Chaves, em 2013. O principal opositor ao governo, Leopoldo Lopes, está preso desde fevereiro de 2014 e foi condenado a 14 anos de prisão. Lopes foi acusado por crimes de incitação pública, danos à propriedade, incêndio criminoso e formação de quadrilha.

Jovens venezuelanos também foram presos por fazerem protestos que pediam desde segurança pública e medidas econômicas efetivas para conter a crise que afeta o país à maior liberdade de expressão. Na época, eles foram acusados de praticar atos terroristas, como incendiar carros de patrulha da polícia e arremessar bombas de fabricação caseira contra as forças de segurança.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)