Ana Amélia aponta aumento do desemprego no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/02/2016, 16h30

O maior medo do brasileiro hoje é perder o emprego, disse em Plenário a senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela mencionou pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), segundo a qual 53,7% dos entrevistados disseram temer ficar desempregados com o desaquecimento da economia.

Segundo a senadora, apenas na região metropolitana da capital gaúcha, Porto Alegre, o desemprego chegou a 9,7% em janeiro, um aumento de 60% em relação a janeiro do ano passado. Na região, 180 mil trabalhadores estão desempregados, contra os 108 mil de janeiro de 2015, comentou Ana Amélia.

Ela informou ainda que, na pesquisa da CNT, 82,4% dos entrevistados conhecem alguém que ficou desempregado nos últimos 6 meses;  51,6% gostariam de abrir negócio próprio; 88 % deixaram de pagar alguma conta entre 2015 e 2016, e 59,3% adiaram alguma compra ou aquisição de serviço por causa da crise.

— Esse adiamento reflete também o desaquecimento. O comércio vende menos, a indústria produz menos e o desemprego aumenta na medida desse desaquecimento. Ou seja, a crise econômica, a perversidade dela é  deixar um trabalhador sem poder em casa com a tranquilidade de que os filhos terão comida.

Rebaixamento

Ana Amélia também lamentou que a agência Moody’s tenha rebaixado a nota de risco dos investimentos no Brasil, retirando do país a avaliação de bom pagador.

— Isso revela uma preocupação do mundo e dos investidores internacionais com a situação interna do Brasil afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)