Viana: 'Reforma da previdência atende expectativa do mercado'

Da Redação | 19/02/2016, 11h18

Em pronunciamento nesta sexta-feira (19), o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que o governo não deveria encabeçar uma reforma da Previdência apenas para aumentar a confiança dos investidores internacionais no Brasil. O item é considerado essencial pelo governo e foi ressaltado pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, durante reunião nesta semana com a bancada do PT no Senado, da qual participou Viana.

Para o senador, a reforma da Previdência é uma questão importante, mas não um item essencial para a superação da crise econômica:

— É para atender a uma expectativa do mercado, porque a proposta que estão querendo fazer é para entrar em vigor daqui a 10 anos. Tudo bem, poderíamos ter feito há 10 anos, há 20 anos. A reforma não vai mudar nada do ponto de vista da economia imediatamente — avaliou.

Para ele, o Brasil não foi afetado pela crise econômica mundial de 2008 como outros países graças ao Bolsa Família e outros programas de redução da pobreza iniciados durante o governo do ex-presidente Lula. Na avaliação de Jorge Viana, o caminho para sair da crise agora deve ser o mesmo: ampliação da distribuição de renda. Viana defende ainda a redução da taxa de juros.

— A solução que os economistas estão trazendo é tirar dinheiro do mercado, tirar dinheiro dos mais pobres e fazer uma ação perversa, de nos curvarmos ao tal do mercado — apontou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)