Comissão pedirá informações a Nelson Barbosa sobre Fundo de Garantia à Exportação

Sergio Vieira | 18/02/2016, 14h21

A pedido do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, na reunião desta quinta-feira (18), requerimento de informações ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sobre a atuação do Fundo de Garantia à Exportação (FGE).

O FGE é vinculado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O requerimento solicita ao ministro as atas de todas as reuniões deliberativas realizadas pelo fundo. A comissão também quer ter acesso a uma planilha detalhada de todos os projetos contemplados, os valores, locais de execução, os prazos e as bases técnicas em torno de cada garantia que foi concedida.

Acordo automotivo

Também foi aprovada, a pedido de Ana Amélia (PP-RS), a realização de audiência pública sobre o acordo de livre comércio automotivo firmado entre Brasil e Uruguai, que entrou em vigor em janeiro. Serão convidados os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro, e o presidente da Associação das Fabricantes de Veículos (Anfavea), Luiz Moan. A data do debate ainda será definida.

Relatório de gestão

A comissão também aprovou o projeto de resolução 31/2015, de Ricardo Ferraço (sem partido-ES), que determina à Presidência da República o encaminhamento, sempre quando houver a indicação de chefe para missão diplomática permanente, de relatório de gestão referente ao local para onde é a respectiva indicação.

O relatório deve ser elaborado pelo ocupante anterior do posto. Na documentação, deverá constar mais um relatório de gestão do último cargo que foi desempenhado pelo indicado. O relator do projeto foi Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Também foi aprovada pelo colegiado a criação dos grupos parlamentares Brasil-Argentina e Brasil-Coreia do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)