Ana Amélia alerta o governo para as graves consequências da microcefalia

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/12/2015, 17h38

A senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou as autoridades para a consequência que pesará sobre uma geração futura afetada pela microcefalia, uma das complicações advindas da contaminação pelo zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A microcefalia se caracteriza pelo não desenvolvimento completo do crânio da crianças cujas mães foram infectadas com o zika vírus durante a gestação.

Essa anomalia, salientou Ana Amélia, poderá ter repercussões para as crianças que superarem os problemas de alta e média gravidade, como dificuldades de aprendizagem e conhecimento.

- Para o estado brasileiro, um peso financeiro porque a Previdência Social será sobrecarregada. então, este problema precisa ser visto com a grandeza, a gravidade e a preocupação que teremos que ter todos - disse a senadora.

Como o zika vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, a senadora disse que toda a sociedade pode agir no seu combate, impedindo a transmissão da doença a partir de medidas simples que impedem a procriação do mosquito.

Ana Amélia lembrou as recomendações dos agentes de saúde pública, como limpar e manter secos recipientes que possam acumular água, como vasilhames e pneus, manter cobertas as caixas d’água. No caso de pratos de vasos para plantas, o ideal é preenchê-los com areia grossa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)