Um dia com a Comunicação do Senado

jornal-do-senado | 15/12/2015, 11h06

Integração entre os veículos, presença nas mídias sociais e parcerias com outros setores da Casa deixam o Legislativo cada vez mais aberto ao cidadão

Se nas duas últimas décadas o sistema de comunicação do Senado tem servido como olhos e ouvidos da sociedade no Parlamento, em 2015 os veículos fortaleceram-se como canais de participação ativa dos cidadãos.

O Portal Senado Notícias, por exemplo, com conteúdo de todos os veículos da Casa, saiu de 548 mil visualizações em janeiro para 1,2 milhão em novembro. A página da TV Senado foi de 1,6 milhão em 2014 para 12,4 milhões este ano, enquanto o tempo de transmissão das sessões plenárias e das comissões somou 2.897 horas. Já o alcance acumulado da página do Senado no Facebook ultrapassou 690 milhões de visualizações em 2015.

Além disso, a Comunicação tem acompanhado as ações de outros setores da Casa, como a Secretaria de Comissões, em busca de uma interatividade cada vez maior com os cidadãos. É o caso dos projetos de lei citados em reportagens do Portal Senado Notícias. Eles recebem links que levam os internautas ao Portal e-Cidadania, onde o leitor opina sobre as propostas.

Rádio, Jornal e Relações Públicas também têm registrado maior alcance entre os cidadãos, o que pode ser conferido a seguir, acompanhando um dia típico na Comunicação do Senado.

— Temos a plena consciência desse trabalho para o cidadão, para o Senado, para os senadores, para o Poder Legislativo e para a democracia brasileira — afirma a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom), Virgínia Galvez.

O primeiro noticiário do dia é o Senado é mais Brasil, da Rádio, que vai ao ar às 6h30, seguido pelo Conexão Senado, às 7h. Por telefone (0800 612211) ou e-mail (radio@senado.leg.br), ouvintes mandam mensagens para esclarecer dúvidas e opinar sobre os projetos de lei.

— Isso serve para o senador ter um termômetro daquilo que está acontecendo, de fato, nas várias regiões do país — afirma Vladimir Spinoza, diretor-adjunto da Rádio.

Também no início da manhã, os repórteres da Agência Senado já estão em campo atrás de notícias. A cobertura leva em conta a agenda das comissões e do Plenário e é definida na noite anterior.

— A nós, jornalistas, cabe o trabalho de fazer a sociedade entender as leis e transmitir de forma resumida tudo o que é votado aqui dentro — conta a chefe de reportagem da manhã, Teresa Cardoso.

Todo o conteúdo produzido pelos repórteres da Agência alimenta o Portal Senado Notícias e o Jornal do Senado. O compromisso diário é cobrir tudo o que acontece na Casa, incluindo audiências públicas, votações em Plenário, discursos de senadores e eventos institucionais.

— A gente trabalha com vários públicos, porque são vários assuntos, vários temas diferentes que interessam à sociedade — diz Sheyla Assunção, chefe de reportagem da tarde.

O Serviço de Fotografia produz 5 mil imagens nos dias de agenda lotada. Cerca de 1,5 mil são arquivadas e 300 vão para um banco acessado pelos veículos internos, pelas assessorias de senadores e pela mídia externa.

— Um dia de movimentação intensa na Casa é um dia de movimentação intensa na nossa área, porque a gente tem que cobrir todas as atividades — explica Leonardo Sá, chefe do serviço.

Em 2015, a TV avançou na transição da tecnologia analógica para a digital. Modernizar a emissora, que em fevereiro completa 20 anos, é uma meta da Comissão Diretora, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Secom. No primeiro semestre de 2016, a TV ganhará um novo espaço para a redação, a edição e o apoio técnico. Além disso, fibras ópticas digitais de última geração foram adquiridas e novos equipamentos de captação, edição, processamento e exibição em diversas mídias também chegam para a emissora. Quando os novos sistemas estiverem em operação, a TV vai gerar um sinal de qualidade superior e vai trabalhar com ainda mais agilidade.

— Como jornalistas e servidores, a gente tem uma grande responsabilidade ao resumir o que ocorre no Senado — lembra o repórter Thiago Tibúrcio.

Entre outras novidades, o Portal Senado Notícias inaugurou em 2015 o serviço em tempo real Senado Agora, por meio do qual os internautas recebem informativos curtos e imediatos sobre discussões importantes. O número de visualizações do portal mais que dobrou em relação a 2014.

— Este resultado se deve principalmente ao foco nos interesses do cidadão — avalia Rogério Dy La Fuente, um dos editores.

Dos serviços prestados pelo setor de Relações Públicas do Senado, dois se destacam pela interação com os cidadãos: o de Visitação Institucional, que promove passeios guiados ao Parlamento em parceria com a Câmara, e o Jovem Senador, desenvolvido com a Secretaria- Geral da Mesa e a Consultoria Legislativa do Senado.

— Todos os dias quando eu me levanto, eu digo: “Hoje vou fazer alguém entender melhor o Poder Legislativo no Brasil” — conta Mariana Tavares, do Serviço de Visitação.

A Assessoria de Imprensa respondeu este ano, até novembro, a 384 pedidos de informação. O serviço também recebeu cerca de 100 consultas mensais por telefone. Segundo o assessor Luís Carlos Fonteles, “além de atender às demandas de jornalistas, a assessoria trabalha de forma integrada com o Portal da Transparência, no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de publicidade dos atos administrativos”.

O nível de participação nas redes sociais do Senado só tem aumentado no Twitter, no Tumblr, no YouTube e no Instagram. Mas no Facebook os números explodiram. A quantidade de seguidores registrados no início do ano, 200 mil, foi multiplicada por quatro, o que se reflete no alcance ampliado das postagens.

— Já conseguimos alcançar mais de 20 milhões de brasileiros praticamente todas as semanas — diz Tarso Rocha, do Núcleo de Mídias Sociais.

Para o advogado Rodrigo Pereira, seguidor do Senado nas redes, o Portal e as mídias sociais da Casa permitem “a verdadeira participação do cidadão nas decisões do Poder Legislativo, comentando, protestando, tomando conhecimento sobre novas leis ou projetos".

A matéria-prima da Coordenação de Publicidade e Marketing do Senado também é a cidadania. A área se encarrega de divulgar os serviços prestados aos cidadãos pelos diversos setores da Casa, além de veicular campanhas de caráter educativo, que explicam como as leis aprovadas no Parlamento melhoram a vida das pessoas. — É um trabalho que utiliza bastante criatividade, bastante envolvimento da equipe, para que o cidadão consiga compreender o que se passa no Senado e ter acesso aos produtos e serviços que a Casa oferece — diz o publicitário Fábio Duarte.

No início da noite, os coordenadores de todos os veículos de comunicação do Senado fazem uma reunião para avaliar a produção do dia e planejar a jornada seguinte. A palavra de ordem é integração para compartilhar conteúdos, evitar a superposição de trabalhos e otimizar a cobertura, diminuindo custos.

— A gente levanta todas as pautas, todas as atividades dos parlamentares, tudo o que vai acontecer em Plenário, tudo o que está previsto na Casa e aí, então, começa a preparar a cobertura do dia seguinte — explica a diretora de Jornalismo, Ester Monteiro.

A reta final do dia é dedicada à edição do Jornal do Senado, que consolida a cobertura feita pela Agência desde o início da manhã. A publicação também produz conteúdo próprio como o Especial Cidadania, o Arquivo S e os encartes sobre temas específicos.

— Apesar da crise do jornalismo impresso, o Jornal do Senado tem despertado o interesse do cidadão, até por causa da parceria com os outros veículos — afirma o editor-chefe, Marcio Maturana.

Irmã mais nova do Jornal, a revista Em Discussão! publica amplas reportagens sobre temas diversos debatidos pelas comissões da Casa.

Quando o Jornal impresso deixa a gráfica, já é o dia seguinte e o ciclo em busca da notícia recomeça nos corredores do Congresso. Às 6h30, a Rádio coloca no ar
O Senado é mais Brasil.

— Nós estamos aqui para levar ao cidadão a informação sobre o trabalho do Senado e dos senadores. Nós estamos aqui para aproximar o Senado do cidadão. E essa missão nós fazemos com muita seriedade e estamos aqui para fazer cada vez melhor — diz a diretora da Secom, Virgínia Galvez.


Reportagem: Aline Guedes, André Fontenelle, Eduardo Leão, Silvio Burle

Arte: Bruno Bazílio, Cássio Sales Costa

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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