Jorge Viana celebra acordo global contra o aquecimento do planeta

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/12/2015, 17h07

O senador Jorge Viana (PT-AC) pediu voto de aplauso, congratulações e louvor à delegação brasileira que participou das negociações da COP 21, a conferência do clima das Nações Unidas que, no final de semana, aprovou em Paris o primeiro acordo global contra o aquecimento do planeta.

Ele disse que os negociadores brasileiros tiveram papel importante na aprovação desse acordo em que os países se comprometem a trabalhar para que o aumento da temperatura média do planeta não passe dos 2º Celsius e reconhecem a necessidade urgente de limitar esse aumento a 1,5º Celsius.

Jorge Viana, que participou da COP 21, destacou ainda que a conferência aprovou a proposta do Brasil para que os países ricos destinem US$ 100 bilhões por ano para financiar o desenvolvimento sustentável dos países pobres.

— Não vamos repetir os mesmos erros, não vamos destruir nossas florestas como a Europa fez, não vamos pegar e copiar o modelo de desenvolvimento sujo e insustentável que o mundo adotava. Esse é o tipo de acordo que, de alguma maneira, traz um posicionamento mais justo. Também ficou estabelecida a transparência. Vamos ter condição de acompanhar se os países estão cumprindo com seus compromissos.

Jorge Viana informou que a delegação brasileira que foi liderada pela ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira; pelo subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, embaixador José Antonio Marcondes;  e pelo ex-chanceler Luís Figueiredo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)