Crise hídrica na Paraíba será debatida pela Comissão de Mudanças Climáticas

Da Redação | 08/12/2015, 09h30

A seca na região de Borborema, em Campina Grande, na Paraíba, será tema de audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas nesta quarta-feira (9), às 14h30. O objetivo é formular um plano emergencial para solucionar a crise hídrica nas cidades da região. Somente Campina Grande tem cerca de 400 mil habitantes.

Levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba mostra que o reservatório da cidade conta no momento com apenas 13,2% de sua capacidade total.

Para o deputado Rômulo Gouveia (PSB-PB), autor do requerimento da audiência, é preciso discutir com urgência soluções e estratégias para superar a escassez de água já que não há nenhum indicador de que as chuvas virão com intensidade suficiente para minimizar o preocupante quadro atual.

Na última quinta (3), o Senado realizou sessão temática na qual o diretor da Área de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, disse que a situação da Região Nordeste é crítica. Segundo ele, o estado da Paraíba tem demandado especial dedicação dos servidores da ANA.

Foram convidados para a audiência pública da Comissão Mista de Mudanças Climáticas o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)