Romero Jucá saudou o resultado das eleições parlamentares na Venezuela

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/12/2015, 18h42

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) saudou o resultado das eleições parlamentares na Venezuela, no último domingo (6), como uma oportunidade para que o país vizinho saia da crise política e econômica em que se encontra. A vitória da oposição, disse Jucá, já teve boas repercussões no continente.

- Com esse resultado, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, que tinha anunciado que iria recorrer para afastar a Venezuela do Mercosul, hoje registra que não vai entrar com o pedido de suspensão porque espera que, com a indicação do povo da Venezuela de um outro caminho, esse possa ser construído e trilhado com maturidade política, respeitando a decisão da população - disse.

A coalizão de oposição ao governo de Nicolás Maduro conquistou 99 das 167 cadeiras da Assembleia Nacional, número que ainda pode aumentar até o final da apuração. Em pronunciamento transmitido nacionalmente, Maduro reconheceu o triunfo oposicionista.

Jucá analisou que este é o momento para o governo venezuelano abandonar a pressão política e rever seu modelo de condução do país. Para o senador, os venezuelanos têm a chance de abrir um diálogo nacional, respeitando a via democrática do voto e captando as aspirações do povo.

Ele ainda defendeu a aplicação dessa lição ao Brasil. A atual situação do país, para Jucá, exige uma saída “democrática, mesmo que traumática”, e os partidos políticos brasileiros precisam se posicionar e discutir claramente a situação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)