ILB inicia campanha pelo recredenciamento junto ao MEC

Da Redação | 07/12/2015, 20h26

O Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (ILB) deu início ao processo de recredenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação, exigência das normas de fiscalização e regulação do sistema educacional.

Para isso, começou na segunda-feira uma campanha voltada a todos os servidores do ILB com as informações necessárias sobre a questão, a fim de prepará-los para eventuais visitas de técnicos do MEC.

O recredenciamento funciona como uma espécie de selo de qualidade e garante a validade dos certificados emitidos pelo ILB fora do ambiente do Senado.

Enquanto estiver credenciado, o Instituto mantém autonomia para criar novos cursos, sem precisar de outros procedimentos de aprovação.

Ainda não há uma data certa, mas a previsão é de que as visitas técnicas do MEC ocorram a partir de fevereiro. Elas se dirigem especialmente a diretores, professores e coordenadores, mas têm sido comuns entrevistas a servidores de outros setores da escola.

Por isso, a necessidade da campanha:

— É uma questão de todo o Instituto e, por isso, todos nós precisamos saber como provar que atendemos aos requisitos do MEC —, disse Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, ao apresentar a campanha.

O coordenador de Ensino Superior, José Dantas Filho, disse que o recredenciamento vai confirmar a autonomia do Instituto, abrindo a possibilidade de criação de novos cursos, e garantir avanços nas áreas de pesquisa e extensão.

Ele adiantou alguns desses cursos, que podem ser criados em breve, em parceria com outras instituições, como o de Avaliação de Políticas Públicas, ou o de Tecnologia da Informação Aplicada ao Processo Legislativo.

Dantas lembrou a importância do credenciamento junto ao MEC para o Senado como um todo, já que há muita demanda por formação, sobretudo com o grande número de aposentadorias.

Escola de governo

O coordenador reafirmou o papel do ILB como escola de governo e como construtor de conhecimento na área do Legislativo.

Além do lançamento da campanha, o evento de segunda-feira serviu também como encerramento das atividades de 2015.

O diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, mostrou-se otimista não apenas quanto ao recredenciamento, mas quanto a outros desafios que virão em 2016 a partir do balanço das atividades de 2015.

— Fizemos ajustes, houve fusão de áreas, tivemos dificuldades, mas o resultado é positivo e tenho certeza que vamos avançar — avaliou Helder Rebouças.

 

Da assessoria do ILB

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: