Pecuaristas de Mato Grosso pedem apoio de senadores para defesa agropecuária

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/11/2015, 19h26

Os produtores de Mato Grosso que participaram de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (12) reclamaram aos senadores da situação da defesa agropecuária. Eles pediram uma vigilância maior nas fronteiras e mais fiscalização nas divisas estaduais, para evitar o surgimento, por exemplo, de focos de febre aftosa.

O Brasil tem mais de 212 milhões de cabeças de gado, é o maior exportador do mundo e o Mato Grosso possui o maior rebanho: 28 milhões. A carne abastece cerca de 50 segmentos industriais e movimenta sete milhões de empregos diretos no País. Mas, na opinião dos debatedores, o segmento poderia ser ainda mais significativo para a economia, se algumas medidas fossem tomadas.

Para a senadora Ana Amélia, presidente da CRA, a audiência foi ilustrativa das dificuldades enfrentadas em todo o país em relação à defesa agropecuária. A parlamentar ressaltou que a fiscalização eficiente garante a sanidade animal e a qualidade da carne bovina, que é oferecida tanto ao consumidor brasileiro quanto ao mercado estrangeiro.

A precariedade no setor de transportes também foi citada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Mário Cândia, conselheiro fiscal da entidade, se queixou que ainda existem rodovias federais (BRs) sem pavimentação no estado.

— Quando falo de uma estrada boa, em Mato Grosso, falo de uma BR. É que a gente está acostumado com tanta estrada ruim que a estrada que não tem buraco já é uma estrada boa. Mas na verdade todos sabem que a velocidade de uma estrada não está ligada ao estado do pavimento. Teríamos que ter terceira faixa, algumas rodovias já duplicadas em nosso estado para viabilizar o escoamento e o manejo dos rebanhos.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) foi o autor do requerimento para realização da audiência pública. Ele avaliou que é importante dar voz a um segmento estratégico para o Brasil e para o seu estado.

— Gera bilhões de reais na nossa balança comercial; em ocupação de área é a maior atividade no estado, que supera em muito a agricultura e tem milhares de pequenos produtores. Quando a gente fala de agricultura e pecuária, só se pensa nos grandes. Mas não, é uma atividade onde temos, predominantemente, pequenos produtores.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária também aprovou nesta quinta-feira as emendas do colegiado ao Plano Plurianual de 2016 a 2019 (PLN 6/2015).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)