Telmário Mota cobra o pagamento do piso nacional aos professores

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/10/2015, 17h05

O senador Telmário Mota (PDT-RR) prestou homenagem ao Dia do Professor, cobrando mais atenção à categoria e lembrando as origens da comemoração. Ele contou que a data é festejada desde 1933 e que 15 de outubro foi escolhido por ter sido o dia em que se criaram, durante o Império, as "escolas de primeiras letras", precursoras do que hoje é chamado de ensino fundamental.

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (15), ele ressaltou que o Dia do Professor não deve ser só de festa, mas também de discussão, reflexão e tomada de decisão. Para ele, é preciso discutir, por exemplo, por que alguns estados ainda não pagam à categoria o piso nacional dos professores.

Também se deve questionar, acrescentou, por que mais da metade das secretarias estaduais de Educação ainda não destinam um terço da jornada do professor para atividades de planejamento fora da sala de aula.

— Neste Dia do Professor, este Plenário deveria estar repleto de professores e professoras discutindo conosco os caminhos para tirar o Brasil da triste marca de 14 milhões de analfabetos. Adianto que solicitei ao presidente Renan Calheiros que convoque uma sessão temática para discutirmos a situação dos professores brasileiros. Nessa sessão, discutiríamos a federalização da educação, plano de cargos e salários, qualidade das escolas, enfim, tudo que diz respeito à educação brasileira — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)