Regina Sousa: quem cobra ajuste fiscal também deve reduzir despesas

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/10/2015, 18h06

A senadora Regina Sousa (PT-PI) disse que todos cobram o ajuste fiscal do governo federal, com corte de despesas, mas não prontificam a reduzir suas despesas também. Ela perguntou onde o Senado, por exemplo, poderia cortar e se os parlamentares estariam dispostos a diminuir seus gastos.

Regina Sousa disse que a proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB -AM), de corte nos salários dos senadores, ainda é pouco e apontou áreas em que o Senado poderia economizar, como na mídia imprensa, no uso de carros, tablets, telefones e verbas de gabinete.

— Eu topo o que vier — disse a senadora.

Regina Sousa disse que a Câmara dos Deputados e os outros poderes precisam se manifestar também e parar de reclamar que o governo federal gasta demais, considerando gastos os recursos aplicados em programas como o Bolsa-Família, o Minha Casa Minha Vida, o Prouni e o Pronatec, por exemplo. A senadora afirmou que isso não é gasto, mas investimento nas pessoas.

- Fica o desafio: vamos cortar gastos, em todas as esferas, em todos os poderes. Também é verdade que há fontes para buscar mais recursos, como a caça aos sonegadores, por exemplo. Mas como cobrar se há uma campanha anti-imposto? É certo que a carga é alta. Se não tivesse sonegação, ela seria menor. Todo mundo fala do “impostômetro”, mas tem o “sonegômetro” também, que mostra o quanto é sonegado nesse país a cada dia - afirmou a senadora.

Regina Sousa também homenageou os professores, lembrando que, nas últimas décadas, a educação teve conquistas, como a garantia de merenda escolar, transporte e livro didático para os alunos, benefícios que não existiam na época em que ela estudou em escolas públicas.  A senadora reconheceu, no entanto, que ainda há muito a fazer para melhorar a qualidade da educação no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Regina Sousa