TV Senado mostra a luta pela adoção do voto feminino no país
Da Redação | 14/10/2015, 10h41
No oitavo episódio da série Senado na História, com estreia marcada para as 22h deste sábado (17), a TV Senado tratará dos debates ocorridos durante a República Velha (1889-1930) sobre o direito das mulheres participarem da vida política do país.
O documentário, dirigido por José Geraldo Coêlho e produzido por Lorena Maria, mostra que a Proclamação da República não pôs fim às estruturas de controle e exclusão que prevaleceram no período imperial. Além dos analfabetos (ex-escravos e pessoas de classes sociais mais baixas), as mulheres também eram impedidos de votar.
A pressão de mulheres como Bertha Lutz, criadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), e Leolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, transformou a política e trouxe para o Senado a discussão sobre a participação feminina.
Depoimentos das historiadoras Lucília de Almeida Neves e Ane Cajado e da feminista Schuma Schumaher, coautora do livro As Herdeiras das sufragistas, detalham a história da luta pela cidadania das mulheres brasileiras.
No programa, são exibidos documentos originais do Arquivo do Senado Federal — como o abaixo-assinado da FBPF, entregue em 1927 com mais de 2 mil assinaturas — e cenas de filmes históricos.
COMO ASSISTIR
|
---|
Senado na História – O Voto Feminino |
Direção: José Geraldo Coêlho Produção: Lorena Maria Duração: 30 minutos |
Estreia: Sábado, 17 de outubro, às 22h Reapresentações: 18/10 às 17h30, 24/10 às 14h30 e 25/10 às 21h30
Como sintonizar: TV aberta, TV digital, antena parabólica, TV por assinatura |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: