José Agripino defende ministro do TCU Augusto Nardes
Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2015, 17h35
O senador José Agripino Maia (DEM-RN) criticou nesta segunda-feira (5) a atitude do governo federal de defender a destituição do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes da relatoria do processo que trata das contas da presidente da República, Dilma Rousseff, referentes ao ano de 2014. O argumento usado pelo Executivo é de que o ministro antecipou seu voto no processo que julga as contas do governo.
Para Agripino, não existe nada de errado nisso, até porque o ministro já discutiu essa questão inclusive em audiência pública no Senado.
O senador lembrou que o relatório sobre as contas do governo tem a assinatura de 14 auditores do TCU e o ministro Nardes apenas interpretou o documento que lhe foi entregue pelos técnicos. Para ele, trata-se apenas de estratégia de marketing para tentar adiar o veredito do Tribunal.
O TCU deve votar, ainda esta semana, pela rejeição das contas da presidente, que teria lançado mão de empréstimos ou de antecipações de receitas de bancos governamentais para quitar despesas que fazem parte do orçamento, as chamadas pedaladas fiscais.
— A condenação não vem por pedaladas, a condenação é fundamentalmente pelo acinte, pela agressão à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Constituição da República. O maior dos dolos está aí. Pedalada é um acréscimo ao pecado cometido.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: