Vanessa Grazziotin elogia participação de Dilma na Assembleia Geral da ONU

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/09/2015, 16h38

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a participação da presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Anual das Nações Unidas, em Nova York, onde ela defendeu a reforma da entidade e falou sobre os refugiados e as mudanças climáticas.

A senadora lembrou que, ao defender a reforma das Nações Unidas, a presidente disse ser inaceitável que um organismo que tem hoje quase 200 membros ainda tenha um Conselho de Segurança formado por apenas 15 países. Desses 15 países, cinco têm assento permanente e os outros dez assumem em sistema de rodízio, para mandato de dois anos.

Quanto às mudanças climáticas, Vanessa Grazziotin disse que a presidente adiantou as metas que o Brasil apresentará na Conferência do Clima, que ocorrerá em dezembro na França. Entre elas, reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 43% até 2030 e investir mais em energias renováveis.

Vanessa Grazziotin também citou a manifestação da presidente sobre a crise econômica internacional e os esforços feitos pelo Brasil para superar as dificuldades nesse setor.

— Tem gente que diz que a crise política só será superada se a crise econômica for superada. Eu sou daquelas que pensam o contrário. Precisamos superar a crise política para que todos unidos possamos enfrentar a crise econômica. O que alguns não querem é que seja a presidente, eleita democraticamente, a conduzir ao bom desfecho da nossa crise econômica e a retomada do desenvolvimento — disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)