Vanessa Grazziotin ressalta papel do papa Francisco na reaproximação entre EUA e Cuba

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/09/2015, 15h31

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ressaltou nesta quarta-feira (23) a importância do papa Francisco na reaproximação entre os Estados Unidos e Cuba. O papa encontra-se em Washington, depois de três dias de visita a Cuba.

Agora, a seu ver, só falta o Congresso dos Estados Unidos aprovar o fim do embargo econômico a Cuba para que acabe o "principal motivo do sofrimento do povo cubano".

Durante a visita aos dois países, segundo a senadora, o papa também mostrou preocupação com o aquecimento global.

— O presidente Barack Obama apoiou o pedido feito pelo pontífice a todos os líderes mundiais, que devem, na opinião do papa, apoiar as comunidades mais vulneráveis às mudanças climáticas e, assim, preservar o mundo para as futuras gerações.

Vanessa Grazziotin disse que a preocupação do papa é fundamental, especialmente nesses meses que antecedem a 21ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, a ser realizada entre 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris, na França.

Na ocasião, será elaborado um documento que substituirá o Protocolo de Kyoto, com obrigações a serem adotadas e metas a serem perseguidas pelos países com o objetivo de conter o aquecimento global.

No caso do Brasil, Vanessa Grazziotin acredita que o país deve harmonizar a legislação ambiental existente nos níveis municipal, estadual e federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)