Paulo Bauer critica mudanças nas regras do Fies

Da Redação | 09/09/2015, 20h45

Em discurso no Plenário, na noite desta quarta-feira (9), o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) manifestou preocupação com a administração do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o senador, as mudanças nas regras, o atraso nos repasses e as alterações das exigências estão colocando as entidades de ensino superior em dificuldade.

O senador disse que participou recentemente de uma reunião com o Núcleo de Escolas de Ensino Superior de Joinville (SC). Ele afirmou ter ficado alarmado com o relato que ouviu e criticou o Ministério da Educação na condução do programa. Conforme contou o senador, muitas das faculdades tiveram que fazer empréstimos para honrar seus compromissos, pois os repasses ficaram suspensos enquanto os contratos do Fies estavam sendo regularizados. Nesse meio tempo, acrescentou, os alunos foram obrigados a pagar as mensalidades, com sacrifício.

— É preciso mencionar esses fatos para que não se repitam — disse o senador.

Paulo Bauer também criticou uma regra do Ministério da Educação que impõe um desconto de 5% da mensalidade para os alunos beneficiados com o Fies. Segundo o senador, a medida impede muitas faculdades de darem descontos para outros alunos. Ele ainda disse que os estados do Sul estão sendo prejudicados, já que o governo está concentrando os benefícios nos estados do Norte e Nordeste.

— Só no meu estado, 18 mil estudantes ficarão sem o Fies neste ano. São alunos que acreditaram que o Brasil é pátria educadora. Como pode, se estão tirando o benefício de milhares de alunos? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)