Curitiba pode receber o título de Capital Nacional da Arte em Mosaico

Da Redação | 08/09/2015, 17h24

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, pode receber o título de Capital Nacional da Arte em Mosaico. O projeto, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi aprovado nesta terça-feira (8) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Na proposta (PLS 403/2015), o autor observa que eleger determinada cidade capital simbólica constitui forma de reconhecer a excelência do lugar em determinada área. Em sua opinião, as ricas peças em mosaico que embelezam a capital paranaense justificam que o título seja concedido à cidade.

O mosaico — ou arte musiva — é uma arte decorativa em que peças coloridas de diversos matizes, conhecidas como tesselas, são coladas sobre superfícies formando imagens.

Alvaro Dias ressaltou que obras com base nessa técnica podem ser vistas em ruas, igrejas e museus de Curitiba. Disse ainda que, numa confirmação da força local do mosaico, vem sendo publicada na cidade a revista Mosaico em Rede, a primeira do Brasil sobre o tema.

O senador destaca, entre os artistas mais reconhecidos nessa arte, Bea Pereira, Rosângela Kusma Gasparin e Inês Grisotto. Entre os mais jovens, citou Denise Raasch Marcelino, Mauro Dacol, Tagliolo Loko, Iris Van den Bogert, Iara Fragoso, Fernanda Czelujinski.

Uma obra citada pelo senador é um mural em mosaico, de 13 x 3 metros de altura, intitulado Árvore em Verso e Reciclagem, localizado próximo ao Centro Cívico, no centro de Curitiba.

Exposições

O senador Dário Berger (PMDB-SC), relator da proposta, elogiou o fato de a arte musiva ter conquistado os curitibanos. “Constatamos que são frequentes as exposições realizadas na cidade com mosaicos artísticos e que seus museus e igrejas contam com diversas peças importantes no gênero”, disse. Neste mês a cidade sedia a 5ª Bienal de Mosaico de Curitiba. Por isso, o senador considera justa e apropriada a homenagem.

O projeto recebeu decisão terminativa e segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)