Senado terá comissão e frente parlamentar dedicadas à transparência
Da Redação | 27/08/2015, 15h59
O Senado contará a partir de agora com a Comissão Permanente de Transparência e Governança Pública. A criação do novo colegiado foi possível com a aprovação pelo Plenário, nesta quinta-feira (27), do Projeto de Resolução (PRS) 13/2015 do senador João Capiberibe (PSB-AP). Os senadores aprovaram também a criação da Frente Parlamentar Para a Transparência dos Gastos Públicos, prevista no PRS 16/2015.
A comissão, que vai contar com 17 titulares e 17 suplentes, vai cuidar de temas relacionados ao combate à corrupção; à responsabilidade na gestão fiscal e à modernização das práticas gerencias na administração pública federal direta e indireta. Os parlamentares também vão se dedicar a questões relativas à prestação de informações à população.
Já a Frente vai atuar na promoção de debates sobre o tema, na elaboração de legislação e na promoção da cultura do monitoramento dos gastos públicos.
A iniciativa de Capiberibe foi elogiada por senadores que participaram da votação. O 1º-vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) lembrou a criação da Secretaria de Transparência e Controle Social e o bom desempenho da instituição numa pesquisa recente realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que considerou o Senado exemplo de transparência entre os órgãos públicos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: