Em homenagem a Thiago de Mello, março poderá ser declarado o 'Mês da Poesia'

simone-franco e Rodrigo Resende (Rádio Senado) | 18/08/2015, 14h35

O mês de março poderá ser declarado oficialmente como o "Mês da Poesia". Nesta terça-feira (18), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, em decisão final, projeto de lei (PLS 343/2011), do senador Paulo Paim (PT-RS), que institucionaliza a data.

A proposta recebeu parecer favorável da relatora, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), e deverá seguir direto para a Câmara dos Deputados se não houver recursos para votação pelo Plenário do Senado.

O projeto de Paim pretende homenagear o poeta Thiago de Mello, nascido em 30 de março de 1926, em Barreirinhas (AM). Mello chegou a estudar Medicina, mas abandonou o curso para se dedicar à poesia. Escritor premiado, tem livros traduzidos em mais de 30 idiomas. Preso e exilado durante a ditadura militar, Thiago de Mello é conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos direitos humanos.

Os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), Lídice da Mata (PSB-BA) e Simone Tebet (PMDB-MS) manifestaram seu apoio à iniciativa de Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)