Lasier Martins diz que falta de recursos impede o federalismo no Brasil

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/08/2015, 17h54

O senador Lasier Martins (PDT-RS) lamentou a situação crítica das finanças em vários estados, afirmando que a capital federal está se transformando em “planalto de lamúrias”. Ele destacou a crise do Rio Grande do Sul, que não tem recursos para pagar os funcionários, interrompeu os repasses às prefeituras, e enfrenta fechamento de hospitais e greve da polícia.

Lasier Martins associou os problemas dos estados à crise econômica, política e moral enfrentada pelo governo federal, situação que, para ele, representa o esgotamento do presidencialismo e o fim de um ciclo de práticas erradas. O senador afirmou que a presidente Dilma Rousseff não estava preparada para receber o Brasil, mas afastou a possibilidade de impeachment por considerar que ainda faltam elementos para tal. Ele pediu reflexão ao Legislativo para promover uma “guinada” na vida administrativa do país.

- O nosso sistema, o pacto federativo, não existe, não passa de uma ficção apesar da constituição dizer que somos uma República federativa, composta de estados e municípios com autonomia administrativa. Isso é ilusório. Não há autonomia administrativa porque não há recursos - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)