Comissão de Infraestrutura fará audiência pública sobre crise no Departamento Nacional de Produção Mineral

Iara Guimarães Altafin | 12/08/2015, 15h38

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (12) requerimento do senador  Ricardo Ferraço (PMDB-ES) de audiências pública sobre problemas enfrentados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DMPM). Segundo Ferraço, o órgão estaria tendo dificuldades para atender demandas de pesquisa e exploração mineral.

O senador ressaltou a importância da exploração de rochas ornamentais para a economia do Espírito Santo e a contribuição do setor de mineração na geração de empregos e de riquezas.

— É um setor que tem contribuído de maneira estratégica com nosso país. Em 2013, foram produzidos aproximadamente 400 milhões de toneladas de minérios, colocando nosso país entre os três maiores na produção mineral — frisou.

De acordo com Ricardo Ferraço, o DNPM enfrenta “uma crise sem precedentes”, que pode comprometer a exploração do grande potencial mineral do país. Entre as causas dos problemas, o parlamentar aponta a burocracia excessiva, carência de pessoal e falta de recursos.

Para discutir os problemas do órgão, Ferraço sugere que sejam convidados Celso Garcia, diretor-geral do DNPM; Carlos Nogueira, do Ministério de Minas e Energia; Reinaldo Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais; José Antônio Guidoni, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais; e Tales Machado, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: