Eduardo Amorim alerta para crescimento dos índices de violência em Sergipe
Da Redação e Da Rádio Senado | 11/08/2015, 16h49
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) alertou para os altos índices de violência registrados em seu estado e por todo país no primeiro semestre deste ano. O senador citou dados do relatório Índice de Progresso Social (IPS), divulgado em abril, que apontou o Brasil como o 11º país mais inseguro entre 132 países analisados.
Amorim explicou que a violência tem sido um dos principais itens a puxar para baixo o desempenho do Brasil em qualidade de vida. A falta de segurança pública prejudica a economia e o desenvolvimento social. E o sentimento de insegurança é sentido por toda a população.
O senador lamentou que em Sergipe a situação esteja ainda pior. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, o estado ocupa o sétimo lugar como mais violento do país. Amorim disse que, em 2014, o estado registrou 999 homicídios, sem contabilizar os latrocínios. Só nos seis primeiros meses deste ano, já ocorreram mais de 600 mortes. Também foram registrados 8 mil roubos neste primeiro semestre.
— Isso representa um aumento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período do ano passado, o que aponta um total desgoverno, uma total falta de planejamento e uma total insegurança. Já fomos um dos estados mais tranquilos da federação, hoje vivemos a insegurança cotidiana em meio à guerra urbana — afirmou o senador.
Eduardo Amorim explicou que a situação se agravou com a “operação parcelamento” dos policiais civis, em reação ao parcelamento dos salários decidido pelo governo diante da grave crise financeira do estado. O senador cobrou do governo estadual mais respeito e responsabilidade com a população.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: