Jorge Viana lembra 113 anos da revolução acreana
Da Redação | 06/08/2015, 13h22
O senador Jorge Viana (PT-AC) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (6), os 113 anos da revolução acreana liderada pelo gaúcho Plácido de Castro, à frente de um exército de seringueiros. O feito resultou na expulsão dos bolivianos da área e a inclusão do Acre no território brasileiro.
— A partir dali, no dia 6 de agosto, os revolucionários criariam uma nova identidade e consolidaram o Acre como parte do território brasileiro — ressaltou.
O parlamentar lembrou que, naquela época, a borracha era o terceiro produto na pauta de exportações do país. Como o Acre era o maior produtor de látex da região, isso despertava o interesse econômico dos bolivianos, que dominavam a área, pela exploração da atividade.
Para Jorge Viana, o caso tornou-se um exemplo de como é possível encontrar saídas para conflitos que parecem não ter solução, pois a questão foi solucionada pela engenhosidade da diplomacia brasileira, sem o uso dar armas.
— O Barão do Rio Branco construiu, apesar das dificuldades de acesso a dados e informações, como dispomos hoje, um acordo, o famoso Tratado de Petrópolis. Com isso, o Acre passou a fazer parte do território brasileiro, num entendimento com o povo irmão boliviano — finalizou Viana.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: