Fernando Bezerra cobra providências para conter a desertificação no Nordeste

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/07/2015, 19h07

O senador Fernando Bezerra (PSB-PE) chamou atenção do Senado para o avanço da desertificação no país, tema de recente audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas. Na ocasião, conforme relatou Bezerra, especialistas alertaram que mais de um milhão de hectares do semiárido nordestino podem transformar-se em desertos; para os convidados, o fenômeno é resultado da seca mais rigorosa dos últimos 40 anos, combinada com queimadas, erosão e destruição da fauna.

O senador elogiou a aprovação do projeto que estabelece a Política Nacional de Combate à Desertificação e cobrou novas providências para conter e reverter esse desequilíbrio ecológico enquanto há tempo. Ele salientou que a área sujeita à desertificação concentra a maior parte de cidadãos de baixa renda do Nordeste.

- É preciso que o governo invista em um sistema integrado de monitoramento, com alerta sobre a ocorrência de estiagens, para adoção de ações preventivas. Também é necessária a capacitação de técnicos em extensão rural e a criação de centros de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias que possam prevenir e conter os processos de desertificação - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)