Vicentinho Alves homenageia a cidade de Porto Nacional (TO) pelos seus 154 anos de fundação

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/07/2015, 16h57

O senador Vicentinho Alves (PR-TO) homenageou a cidade de Porto Nacional, que completou 154 anos de fundação no último fim de semana. O município é o quarto maior do estado do Tocantins, e suas primeiras ocupações datam de cerca de 300 anos atrás. Vicentinho nasceu lá e foi prefeito de 1989 a 1992.

- Uma cidade marcada pelo seu destino de grandeza. Com as suas minerações de ouro, exportávamos para a coroa portuguesa uma boa renda da província de Goiás. Com a contribuição da Igreja Católica, dos dominicanos, nos tornamos capital intelectual do norte de Goiás. Porto Nacional participou ativamente da grande luta libertária pela criação do estado - disse o senador.

Vicentinho ressaltou que a cidade tem se destacado na geração de empregos e recebido instalações de grandes empresas, como a Petrobras e a Granol (produção e comercialização de grãos). Fez menção também à referência de Porto Nacional como “capital intelectual” do Norte, e observou que muitas universidades têm sede lá.

O senador também lembrou a marca de 100 anos da diocese de Porto Nacional, e recordou a participação de católicos dominicanos na história da localidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Vicentinho Alves