CRA discute plano agrícola em Porto Alegre na segunda-feira
iara-guimaraes-altafin | 18/06/2015, 10h33
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza na segunda-feira (22) um ciclo de debates na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para debater o Plano Agrícola e Pecuário 2015-2016.
Conforme requerimento da presidente da CRA, senadora Ana Amélia (PP-RS), aprovado nesta quinta-feira (18), o debate contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
A comissão também aprovou requerimento do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) destinado à realização de audiência pública para discutir a revisão do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura.
No requerimento, Moka explica que o chamado Plano ABC (agricultura de baixo carbono) reúne compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa, assumidos pelo Brasil na 15ª Conferência das Partes (COP-15), da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em 2009.
Para o debate, Moka sugere que seja convidado o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.
— O Plano ABC é o mais moderno em termos de integração de agricultura, pecuária e floresta e, além de tudo, está recuperando áreas degradadas, principalmente pastagens degradadas — disse Moka.
Após a aprovação dos requerimentos, a comissão decidiu pelo adiamento da audiência pública prevista para esta quinta-feira, sobre defesa agropecuária, em virtude do velório do ex-presidente da Câmara Paes de Andrade, realizado nesta manhã no Salão Negro do Congresso Nacional. Paes de Andrade faleceu na quarta-feira (17), aos 88 anos, de falência de múltiplos órgãos.
— Um ato de respeito a uma pessoa que teve uma grande participação na história do país — observou Ana Amélia, ao solicitar o cancelamento da reunião.
Na reunião, Ana Amélia registrou ainda requerimento apresentado por Blairo Maggi (PR-MT), aprovado em Plenário, de voto de pesar pelo falecimento de Olacyr de Morais, ocorrido na terça-feira (16). A senadora afirmou que Olacyr foi um grande empresário do agronegócio, pioneiro do cultivo da soja no Cerrado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: