Cristovam propõe batizar prêmio de incentivo à ciência com o nome de Luiz Henrique
Da Redação | 11/06/2015, 13h59
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu esta quinta-feira (11) dar o nome de Luiz Henrique da Silveira, que morreu no dia 10 de maio, a uma premiação que está prestes a ser criada pelo Senado para incentivar a inovação e o avanço das pesquisas científicas e tecnológicas. A proposta de criação da honraria (PRS 9/2014) foi apresentada pelo próprio Luiz Henrique e batizada inicialmente de “Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministro Renato Archer”.
— O senador Renan [Calheiros] aceitou que pegarmos essa ideia e o prêmio se chamar Renato Archer-Luiz Henrique. Um casamento, a meu ver, perfeito em que o autor da ideia vira homenageado depois da morte dele, numa tentativa de preencher a cada ano o vazio que ele nos deixou – disse Cristovam.
Em seu pronunciamento, Cristovam afirmou que Luiz Henrique deixa um grande vazio também na política nacional. Ele destacou que o catarinense tinha grande dimensão e compromisso democrático, capacidade de diálogo, além de visão estratégica.
— No meu caso em especial, ele deixa um vazio em um desafio que eu tinha. Nessa minha luta pela federalização da educação, eu tinha como desafio conquistar Luiz Henrique. Aliás, ele e Ana Amélia (PP-RS) que são os dois mais municipalistas daqui. No dia que eu conquistasse Luiz Henrique para a ideia, eu ganhava a parada. Eu acho que estava indo bem nesse debate, nessa conversa, mas vou ficar com um vazio nesse desafio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: