Fernando Bezerra Coelho participa de conferência sobre energia solar na Alemanha

Da Redação | 08/06/2015, 19h34

Convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ser um dos representantes do parlamento brasileiro na Conferência Intersolar Europe 2015, em Munique, na Alemanha, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) iniciou, nesta sexta-feira (5), uma agenda de compromissos com autoridades alemãs.

Pela manhã, em Berlim, o senador encontrou-se com a professora Gesine Schawn, membro do Partido Social-Democrata Alemão (SPD) e presidente da Escola de Governo Humboldt Viadrina. Também na capital alemã, Fernando Bezerra almoçou com a embaixadora do Brasil em Berlim, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Durante o encontro de mais de uma hora com Gesine Schawn, o senador tratou de temas relacionados a sua atuação como presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional – como sustentabilidade — e também de questões governamentais, como transparência na gestão e o debate com a sociedade civil organizada. "Importantes valores para a construção de políticas públicas eficientes", destaca Fernando Bezerra.

Gesine Schawn foi fundadora e atualmente preside a escola de Governo Humboldt Viadrina, instituição alemã dedicada à formação de indivíduos e de uma sociedade mais democrática, justa e sustentável. Em 2004 e 2008, Schawn foi candidata à presidência da Alemanha. E, em outubro de 2013, quando visitou o Brasil, encontrou-se com o então governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Investimentos

Na última terça-feira (2), em Brasília, o senador reuniu-se com o presidente da Apex, David Barioni, para tratar de investimentos internacionais em tecnologia e desenvolvimento de energias renováveis para o Brasil. Durante o encontro, Fernando Bezerra – que também é membro titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado –, consultou Barioni sobre as parcerias internacionais conduzidas pela Apex-Brasil, tecnologias nas áreas de energias renováveis ( especialmente, eólica e solar) e sobre acordos de transferências tecnológicas.

Fernando Bezerra observou a David Barioni que a indústria nacional de painéis fotovoltaicos (captadores e armazenadores de energia solar) é um dos temas prioritários da CAE. Por conta disso, o senador defenderá a participação da Apex-Brasil em audiência da comissão para que a Agência apresente, aos senadores, as ações que desenvolve para incentivar e estruturar o ambiente de negócios relacionados a essas alternativas para a geração de energia.

Antes de embarcar para Munique (Alemanha), onde participará da "Conferência Intersolar Europe 2015", o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) cumpriu hoje (8) agenda de trabalho em Berlim. Pela manhã, encontrou-se com a deputada Barbel Hohn, do Partido Verde alemão. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Alemanha do Bundestag, Hohn antecipou ao senador que visitará o Brasil, no próximo ano, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países nas áreas ambiental e de energias renováveis; principalmente solar, eólica e de biomassa.

Durante o encontro, Barbel Hohn destacou a Fernando Bezerra o esforço da Alemanha em reduzir o consumo de energia à base de carvão e a tendência do país para investimentos nas chamadas “energias alternativas”, com a solar, eólica (gerada pelo vento) e de biomassa, produzida por meio da decomposição de materiais orgânicos (como esterco e alguns tipos de esgotos), restos de alimentos e resíduos agrícolas. A energia de biomassa é renovável e também auxilia na diminuição de gás carbônico na atmosfera.

A Conferência Intersolar Europe 2015 começa nesta terça-feira (9), em Munique. Fernando Bezerra Coelho participará do encontro até a próxima quinta-feira (11), quando a Apex promoverá seminário com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil no segmento de painéis fotovoltaicos (captadores e armazenadores de energia solar).

(Da assessoria de imprensa do senador)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: