Sancionada lei que homenageia Drummond e cria Dia Nacional da Poesia

Da Redação | 05/06/2015, 14h18

A partir de agora o dia 31 de outubro passa a ser comemorado como o Dia Nacional da Poesia. É o que determina a Lei 13.131/2015, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5).

Sancionada pela presidente Dilma Roussef na quarta-feira (3), a nova lei também é uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade. A data escolhida pelo autor da proposta original (PLS 501/2009), senador Álvaro Dias (PSDB-PR), é o dia de nascimento do poeta, em 1902, na cidade de Itabira (MG).

Na opinião de Alvaro Dias é necessário valorizar a cultura, para dar cumprimento ao que dispõe o artigo 216 da Constituição, segundo o qual, entre outros dispositivos, o poder público "promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro". O senador observa que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, Drummond "teve sua obra celebrada por milhões de admiradores" e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira.

"A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia", argumenta Alvaro Dias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cultura Homenagem Senador Alvaro Dias