João Capiberibe pede rápida abertura de ponte sobre o Rio Oiapoque

Da Redação | 25/05/2015, 17h18

O senador João Capiberibe (PSB-AP) fez um apelo, nesta segunda-feira (20), à presidente Dilma Rousseff para que possa acelerar o processo de inauguração da ponte sobre o Rio Oiapoque, que une o Amapá e a Guiana Francesa.

A ponte de 378 metros foi concluída em 2011, mas no local não há travessia porque, segundo o senador, o Congresso ainda precisa aprovar três projetos que tratam de acordo de transporte rodoviário intencional de passageiros e cargas, de matérias de primeiros socorros e de um regime especial para comércio de produtos de subsistência.

- É importante que aceleremos o processo tanto na Câmara quanto no Senado e que o governo brasileiro se prepare para inaugurar, defina o corpo de profissionais que vão ali trabalhar, já deixe tudo organizado para quando homologarmos aqui, na Câmara e no Senado, já definirmos a data para inauguração. Lamentamos profundamente a situação que está vivendo o povo do Oiapoque.

Capiberibe explicou que a população de Oiapoque e das comunidades vizinhas está vivendo uma situação dramática porque, com a ponte bloqueada, não há como chegar combustível para o funcionamento das termoelétricas da região. Como consequência, as pessoas estão às escuras sendo vítimas de diversos transtornos, inclusive, de doenças.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)