Dalírio Beber assume mandato de Luiz Henrique

Da Redação | 19/05/2015, 18h57

A Mesa do Senado empossou nesta terça-feira (19) Dalírio José Beber (PSDB-SC), que assume o mandato de senador no lugar de Luiz Henrique (PMDB-SC), morto no último dia 10 em decorrência de infarto. Dalírio Beber exercerá o mandato até janeiro de 2019.

Dalírio Beber foi conduzido pelos senadores Dário Berger (PMDB-SC), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Paulo Bauer (PSDB-SC) à Mesa, onde prestou juramento constitucional.

— Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu, e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil — afirmou Dalírio Beber, sendo em seguida empossado no cargo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.

Em nome dos companheiros do PSDB, o presidente do partido, senador Aécio Neves (MG) deu boas-vindas ao suplente de Luiz Henrique. Ele destacou a sua “absoluta coerência de princípios, a defesa intransigente da liberdade e da democracia, e a luta incessante pela justiça social”. Presente em Plenário, Claudio da Silveira Filho, filho de Luiz Henrique, também foi chamado à Mesa para cumprimentar Dalírio Beber.

Perfil

Dalírio Beber, de 66 anos, nasceu na cidade de Massaranduba (SC), mas se mudou na juventude para Blumenau. Formado em Direito, foi um dos fundadores do PSDB em Santa Catarina, chegando a presidir o partido no estado. Hoje, é o presidente de honra da legenda naquele estado.

No governo estadual, foi presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), no segundo mandato de Luiz Henrique como governador (2007-2010), e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), no primeiro governo de Raimundo Colombo (2010-2014).

Beber foi eleito como primeiro-suplente em 2010, quando Luiz Henrique teve 1,78 milhão de votos, ficando com a primeira das duas vagas em disputa para o Senado. O segundo-suplente do mandato é o advogado Antonio Marcos Gavazzoni, atual secretário de Fazenda de Santa Catarina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)