Lídice da Mata lembra trajetória do senador e ex-governador de Santa Catarina Luiz Henrique
Da Redação e Da Rádio Senado | 12/05/2015, 18h37
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou a morte do senador Luiz Henrique, no último domingo, em Joinville.
Lídice da Mata lembrou a trajetória política do senador e ex-governador de Santa Catarina, que foi também presidente nacional do PMDB, e um exemplo de homem público. Ela acrescentou que o PSB o apoiou quando ele concorreu à Presidência do Senado, em fevereiro.
Lídice da Mata conviveu com Luiz Henrique não só no Senado, mas também na Câmara durante a Assembleia Nacional Constituinte. A parlamentar destacou a militância de Luiz Henrique ainda nos tempos em que lutava pela volta da democracia no Brasil. A senadora apontou a coragem e a intrepidez que marcaram a militância política de Luiz Henrique durante a ditadura militar, quando organizou o MDB.
— Àquela época era um gesto de coragem e um gesto também de ousadia. Luíz Henrique não apenas organizou esse partido, como depois organizou dentro desse partido aquele movimento que se chamava autênticos do MDB que eram aqueles deputados que se aglutinaram na luta em defesa das liberdades democráticas — lembrou a senadora.
Lídice da Mata também destacou que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, está na Bahia, onde participa da Caravana da Cultura, em cidades do Recôncavo Baiano, como Cachoeira, a terra natal da senadora.
Na cidade, o ministro vai se reunir com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para visitar imóveis históricos a serem cedidos à prefeitura.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: